No mesmo dia em que Teresina registrou ventos de até 60 km/h, os moradores do povoado Santo Antônio, localizado na zona rural de Água Branca, foram surpreendidos com uma chuva de granizo. Impressionados com o fenômeno, moradores da região registraram o ocorrido em vídeos divulgados nas redes sociais na última terça-feira (28).

Um dos registros foi feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na região, no qual é possível ver um amontoado de pedrinhas de gelo caindo no chão. Com a força da chuva de granizo, os frutos e folhas de uma mangueira também caíram.

Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o vento e chuva registrados no Norte do Estado já eram previstos pelos climatologistas, especialmente em decorrência do encontro de duas massas de ar com configurações diferentes, que ocasionaram uma “chuva frontal”.

“Essa condição está dentro da nossa previsão do tempo que apresenta essas condições, influenciada pela entrada de umidade vinda do oceano, que veio com as condicionantes de alterações ventosas, a possibilidade de raios e trovões. Isso porque veio de encontra com uma massa de ar quente e formou uma chuva frontal”, detalhou a climatologista.