As obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional pela Lei nº 14.742, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial de 1º de dezembro. Torquato Neto, que nasceu em Teresina, Piauí, em 9 de novembro de 1944, teve grande influência na cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo Tropicalismo, um movimento cultural de vanguarda que ocorreu principalmente na música.

Além de ter trabalhado como jornalista, Torquato Neto contribuiu significativamente para a Música Popular Brasileira (MPB), pois muitos de seus poemas foram transformados em canções. Ele morou em Salvador e no Rio de Janeiro e manteve amizade com artistas renomados como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

Foto: Reprodução
Poeta Torquato Neto

Entre suas composições mais conhecidas estão “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em parceria com Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, na voz de Elis Regina. Essas canções são exemplos da influência duradoura de Torquato Neto na música brasileira.

Torquato Neto faleceu em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade. Apesar de sua vida curta, ele deixou um legado duradouro na cultura brasileira, que agora é oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional.