O Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Piauí, em conjunto com o 1º BPM e o BPRone, deflagrou a Operação Presença no Centro de Teresina, na manhã deste sábado (04), com o objetivo de coibir a ação de lanceiros na região. Durante o trabalho de fiscalização pelo menos uma pessoa foi presa.

Conforme a Polícia Militar, os “lanceiros” são um grupo de pessoas que agem de forma organizada para subtrair pertences de pessoas que circulam diariamente no centro comercial da Capital, principalmente, nos locais próximos a pontos de ônibus. Com o avanço dessa prática criminosa, os policiais passaram a fazer abordagens preventivas em várias regiões do Centro de Teresina, como explicou o coronel Jacks Galvão. “Nós queremos intensificar nossa presença para causar sensação de segurança na população”, pontuou o coronel.

Segundo o tenente-coronel Moreira Filho, comandante do 1º Batalhão da PM-PI, a operação conjunta contou com o apoio de cinco viaturas do 1º BPM e quatro viaturas da Rone. “Deflagramos a Operação Presença com intuito de coibir as ações dos lanceiros. Fizemos o policiamento em todo o Centro”, declarou.

Inicialmente, a Polícia Militar vai intensificar as ações no Centro da cidade e a Polícia Civil, por meio do 1º Distrito Policial, vai buscar representar pelas prisões daqueles autores de furtos que já foram identificados durante os levantamentos realizados nas investigações.

Ações da Secretaria de Segurança

Desde o início do ano as forças de segurança têm intensificado as ações no Centro, principalmente no entorno da Praça da Bandeira, onde a Secretaria de Segurança Pública do Piauí chegou a instalar um Posto de Comando, no primeiro semestre. Em setembro, durante uma operação, foram conduzias aproximadamente 20 pessoas suspeitas de praticarem furtos e roubos na região.