A juíza Lucyane Martins Brito , da Central de Audiência de Custódia de Teresina, converteu em preventiva a prisão em flagrante de Valmir Feitosa dos Santos , 32 anos, acusado de assassinar covardemente com golpes de faca a sua ex-companheira, Liana Linhares Lopes, de 28 anos, na frente da filha do casal. A decisão foi dada na noite dessa terça-feira (28).
Na decisão, a magistrada destacou que o acusado descumpriu medidas protetivas de urgência aplicadas em 15 de junho de 2023.
“A liberdade do custodiado revela-se comprometedora à garantia da ordem pública, também no que concerne, a integridade física e psicológica dos filhos menores em comum, a fim de prevenir a reprodução de novos fatos criminosos contra eles”, destacou a juíza.
Foi então decretada a prisão preventiva de Valmir Feitosa e o envio de ofício à unidade prisional para que adote todas as providências necessárias a assegurar tratamento médico necessário a salvaguardar a saúde do custodiado, ante as informações prestadas em audiência quanto à necessidade de medicações de uso contínuo pelo acusado.
Ameaças contra a ex-esposa
De acordo com o relato do irmão de Liana para os agentes da Polícia Civil do Piau í, a vítima e Valmir foram casados por cerca de 13 anos e tiveram três filhos, uma garota de 11 anos de idade, que testemunhou o crime, outra menina de 6 anos e um menino de 4 anos. Entretanto, o casal estava divorciado a contragosto do homem há cerca de 5 meses, porque ele teria abusando do vício em drogas.
Ainda segundo o depoimento do irmão da vítima, como Valmir Ferreira não aceitava a separação, ele fazia ameaças contra Liana, afirmando que se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém. As ameaças motivaram a mulher a registrar Boletim de Ocorrência contra o ex-marido e pedir medida protetiva contra ele.
O crime
Uma mulher identificada como Liana Linhares Lopes, 28 anos, foi assassinada com vários golpes de faca, na frente da filha, pelo ex-marido identificado como Valmir, na noite de segunda-feira (27), no Parque Vitória, zona sul de Teresina.
O GP1 apurou que por volta de 23h, Valmir se dirigiu até a residência onde a vítima morava com os filhos e partiu para cima de Liana. A jovem foi agredida várias vezes, até que o cabo da faca quebrou e ela conseguiu gritar por socorro.
Um dos irmãos de Liana, que mora nas proximidades, ouviu o pedido de socorro da irmã e da sobrinha, de 11 anos, e foi até o local. Ele ainda conseguiu capturar o ex-cunhado com a ajuda de populares e acionou a Polícia Militar, que o conduziu para a Central de Flagrantes de Teresina, onde ele foi autuado.
Já Liana Linhares Lopes não resistiu aos ferimentos e foi a óbito em casa. O Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) conduz as investigações sobre o caso.