O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI) promoveu, nesse sábado (25), o VII Fórum de Educação das Instituições de Ensino Particulares do Piauí, voltado para o corpo docente do sindicato. O evento contou com a palestra “FELICIBILIDADE – A arte de ser feliz e se adaptar ao mundo moderno”, cujo objetivo foi refletir adaptações ao novo mundo, sempre em constante mudança e com desafios que nos impõem novos modos de viver. O GP1 foi até o Auditório Delta do Parnaíba, na Confraria Uchôa, local onde aconteceu a cerimônia, e traz a cobertura, em primeira mão.

O professor Leonardo Airton, presidente do sindicato, falou da importância da palestra, que foi ministrada pela professora Leila Navarro. “Nós trouxemos a professora Leila Navarro, para que ela pudesse passar um pouco sobre esse tema, que é tão atual, que é a adaptação às novas situações de vida, adaptação ao novo momento e sabendo levar tudo com muita leveza e com felicidade, que eu acho que é o que todos nós desejamos. Então, uma palestra não apenas para adquirir conhecimentos na área técnica de ensino, mas a aplicação de conceitos simples como união e felicidade”, disse.

“Felicibilidade”: uma escolha simples?

Leila Navarro, professora, empresária e a responsável pela palestra do dia, falou sobre alguns aspectos cruciais para se atingir a “felicibilidade” e destacou que se trata de uma simples escolha. “A felicibilidade é escolha. Eu nasci para ser feliz e eu escolho ser feliz, ou não. A escola tem que ensinar a escolha da felicidade. Então, precisamos entender o que é a felicidade, isso é inteligência emocional e é simples e prático” disse a palestrante.

Ela ainda parabenizou o SINEPE e falou sobre um momento de “travessia”. “Estou super contente, cheguei aqui [na cidade de Teresina] ontem, e vejo que vocês querem transformar. Todo mundo está sentindo esse desconforto ao sair da zona de conforto e, como era, não vai ser mais. Como vai ser, não sabemos, estamos em uma travessia e cocriando uma nova realidade”, ressaltou Leila.

Público-alvo da palestra

O professor de Língua Portuguesa e Diretor Geral do Grupo Educacional CPI, Gilson Figueiredo, foi um entre os que participaram da palestra e destacou o que pôde aprender. “Em qualquer segmento, é importante estar atualizado. Então, esperamos saber o que está acontecendo no mercado de educação hoje, porque você precisa estar sempre adaptado”. Perguntado a respeito do tema da palestra, ele refletiu sobre como levar tal conteúdo para dentro das escolas. “O que se quer hoje? Encontrar a felicidade. Mas, não existe felicidade plena, existem momentos que provocam a felicidade. Então, como provocar isso no nosso dia a dia? Como levar isso para o nosso cliente? Como torná-lo mais feliz? O que se tem hoje são muitos alunos com ansiedade, que provoca infelicidade, então o que fazer? Como contornar isso?” ponderou o professor Gilson.