A convenção do MDB que confirmou e oficializou na noite desse sábado (03), a candidatura do deputado estadual Igor Normando à prefeitura de Belém foi marcada por cenas de violência entre apoiadores de candidatos a vereador de grupos rivais em um evento conturbado no ginásio Mangueirinho.

A convenção partidária contou com a presença da família Barbalho, contando inclusive com figuras políticas de destaque como o governador Helder Barbalho, o senador Jader Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, que apoiam Normando contra a reeleição de Edmilson Rodrigues (PSOL).

Vídeos gravados no local registraram momentos de tensão, com trocas de socos e pontapés entre os presentes nas arquibancadas. Hastes de bandeiras de candidatos, preparadas para a ocasião, foram utilizadas como armas nas agressões. A confusão generalizada levou idosos, mulheres e crianças a se refugiarem na quadra, buscando escapar da pancadaria.

O tumulto envolveu apoiadores do vereador Bieco (MDB), que tenta seu terceiro mandato, e do candidato Fábio Porto (MDB), que almeja sua primeira cadeira na Câmara Municipal de Belém. O estopim da briga teria sido a exibição de um "mosaico" por parte dos seguidores de Bieco, com imagens do vereador ao lado de Helder Barbalho, o que teria irritado os apoiadores de Porto.

Os dois candidatos disputam a preferência do eleitorado em segmentos e regiões similares, o que aumenta a tensão entre seus grupos de apoio. Além disso, há envolvimento de torcidas organizadas dos clubes locais Remo e Paysandu, historicamente rivais, que também apoiam os respectivos candidatos.