Um incêndio que atingiu o Acampamento Terra e Liberdade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deixou nove pessoas mortas na noite de sábado (09), em Parauapebas (PA). Segundo o MST, o fogo começou após a explosão na rede de energia do local.
As famílias relataram que técnicos de internet estavam fazendo uma manutenção na fiação próximo ao acampamento. Em seguida houve uma explosão em um transformador o que desencadeou o incêndio na rede elétrica, atingindo as barracas.
A coordenação do acampamento informou que o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram acionados até o local. Um dos coordenadores estaduais do MST afirmou, por meio das redes sociais, que a equipe do Instituto de Medicina Legal (IML), foi quem confirmou o óbito das pessoas.
Entre as vítimas, nove eram moradores do acampamento e três eram os funcionários da empresa G5 de internet. “Nosso movimento hoje está de luto. É importante a solidariedade das entidades que nos apoia”, disse o perfil oficial do MST por meio do Instagram.
Lula enviou ministro ao Pará
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e também que o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, para que fossem visitar o acampamento.
Os ministros chegaram ao Pará no domingo (10) e segundo eles, o intuito da viagem é levar apoio do governo federal às famílias das vítimas.