Fechar
GP1

Política

Wellington Dias empossa novos secretários em solenidade no Karnak

Além de apoiar oficialmente o governo, o PMDB também fechou apoio a reeleição de Wellington Dias em 2018.

Lucas Dias/GP1 1 / 21 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 21 Wellington e Castro Neto Wellington e Castro Neto
Lucas Dias/GP1 3 / 21 Wellington Dias e Themístocles Filho Wellington Dias e Themístocles Filho
Lucas Dias/GP1 4 / 21 Solenidade no Palácio de Karnak Solenidade no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 5 / 21 Novo secretário da Sasc, Zé Santana Novo secretário da Sasc, Zé Santana
Lucas Dias/GP1 6 / 21 Merlong Solano Merlong Solano
Lucas Dias/GP1 7 / 21 Marcelo Castro Marcelo Castro
Lucas Dias/GP1 8 / 21 Júlio César Júlio César
Lucas Dias/GP1 9 / 21 João Mádison João Mádison
Lucas Dias/GP1 10 / 21 Governador Wellington Governador Wellington
Lucas Dias/GP1 11 / 21 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 12 / 21 Governador Wellington Dias com Zé Santana e a vice-governadora Margarete Coelho Governador Wellington Dias com Zé Santana e a vice-governadora Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 13 / 21 Deputado João Mádison Deputado João Mádison
Lucas Dias/GP1 14 / 21 Castro Neto Castro Neto
Lucas Dias/GP1 15 / 21 Castro Neto cumprimenta o pai, Marcelo Castro Castro Neto cumprimenta o pai, Marcelo Castro
Lucas Dias/GP1 16 / 21 Castro Neto assina posse Castro Neto assina posse
Lucas Dias/GP1 17 / 21 Assis Carvalho Assis Carvalho
Lucas Dias/GP1 18 / 21 ~Zé Santna é empossado ~Zé Santna é empossado
Lucas Dias/GP1 19 / 21 Zé Santana Zé Santana
Lucas Dias/GP1 20 / 21 Themistocles Filho Themistocles Filho
Lucas Dias/GP1 21 / 21 Marcelo Castro Marcelo Castro

O governador Wellington Dias (PT) empossou nesta segunda-feira (6), em solenidade no Palácio do Karnak, o deputado Zé Santana (PMDB) na Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), no lugar de Henrique Rebelo (PT) e Castro Neto (PMDB) no Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) no lugar de José Dias. A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades políticas.

“Quem está mais fortalecido é o Estado do Piauí. Eu creio que nós temos uma condição de muito mais força para atuar junto no executivo, legislativo, nessa integração com os 224 municípios e garantir o melhor para o nosso povo. PMDB, o PP, PSDB, PDT, PC do B, enfim, são partidos que já atuamos juntos desde 2015. O PMDB, lá atrás, tomou uma decisão de não ocupar cargos e eu fiz um apelo para que pudessem partilhar comigo agora a partir de 2017, aceitaram e será um prazer trabalharmos juntos”, declarou o governador.


Além de apoiar oficialmente o governo, o PMDB também fechou apoio a reeleição de Wellington Dias em 2018. Themístocles Filho destacou que a aliança entre os dois partidos é antiga e o partido quer ajudar na gestão do governador. “Há dois anos o PMDB dá apoio parlamentar e administrativo ao governador Wellington Dias sem participar de cargo no governo. O governador convidou o PMDB para participar, o PMDB aceitou o convite e estamos entrando para ajudar o governador. Cada secretário tem a obrigação de ajudar no desenvolvimento do estado do Piauí”, disse o deputado Themístocles Filho.

O presidente estadual do PMDB, Marcelo Castro, afirmou que a aliança entre os partidos é forte. “O PMDB vai entrar com toda a força. Já estamos dando toda a força na Assembleia, aprovando as matérias do governo e agora vamos participar da gestão do governador Wellington Dias, ajudando em tudo que for possível. Esse projeto que começou em 2002, o PT e o PMDB estavam juntos. Só estivemos separados de 2015 para cá”, afirmou.

Wellington Dias afirmou ainda que a proximdiade com os peemedebistas reforça a missão do Partidos dos Trabalhadores. "Eu aprendi que em primeiro lugar tem que pensar no povo e sei a importância que é ter essa integração com o PMDB, com a bancada federal, com o legislativo, com os que vão compor o executivo, os que estão nos municípios, ou seja, é trabalhar conjunto. Política é a arte de somar, não é a arte de dividir. Gostei muito do que disse recentemente o próprio presidente Lula quando ele afirmou que é preciso que o nosso partido veja a importância de não ficar apenas olhando para o retrovisor, é preciso olhar para a frente e pensar na missão do partido que é trabalhar para o povo", reiterou. 

Empossados

O advogado Zé Santana assume a Sasc e afirmou que ainda precisa conhecer os programas e ações implementadas na secretaria. “A gente precisa primeiro chegar lá e tomar conhecimento de como a situação se encontra. Fazer de tudo para os programas que já existem e ampliando ainda mais esse projetos para se ter um bom resultado na assistência social e na cidadania”, afirmou.

Zé Santana destacou ainda a importância da aliança entre os partidos."Parabenizo o governador pelo sentimento democrático e pela visão de futuro em colocar o Piauí acima da política partidária. Elevando seu poder agregador que agora passa a contar também com a força do PMDB em seu governo. Nós representamos o nosso partido e a nossa vontade de contribuir de maneira positiva e relevante para o melhor tramite das soluções que o estado carece e que muitas vezes esbarram na falta de diplomacia e de relações politicas", disse.  

Castro Neto, filho do deputado Marcelo Castro, já foi secretário estadual de Infraestrutura e agora assume o DER-PI. Em seu discurso, Castro Neto se emocionou ao falar de seu novo desafio. “É uma alegria muito grande e satisfação maior ainda de ser o DER, que é responsável pela manutenção e construção de nossas estradas estaduais. É uma responsabilidade muito grande. Entre as obras em andamento temos o elevado da Miguel Rosa, a construção de BRs e a Transcerrados. É impossível, em nosso Estado do Piauí, falar estradas de boa qualidade sem falar do governador Wellington Dias. Fico muito orgulhoso de vir para o DER, assumir e vestir a camisa e de encarar de frente com muita vontade esses novos desafios que estão a vir ”, destacou.

Além deles, o PMDB terá mais duas indicações, o advogado Leonardo Sobral irá para a diretoria do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) e o deputado Pablo Santos (PMDB) para a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), mas eles só assumem após aprovação na Assembleia Legislativa de projetos de lei criando os órgãos.

Insatisfação com aliança

Alguns membros do PMDB estão insatisfeitos com a aliança. Um dele é o presidente nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa, que já se manifestou contra esse acordo e já anunciou o interesse em disputar o governo estadual em 2018.

“O PMDB é democrático, tem divisão em outros estados, isso é natural. Em cada estado segue o rumo que deseja. No passado, o João Henrique desejou ser o vice do Wellington, ele até concorreu e perdeu na convenção para ser vice, quem ganhou foi o Mão Santa naquela época, então isso é natural. O estatuto do PMDB dá o direito dele pleitear, então vejo isso com naturalidade, mas acredito que a ala majoritária, muito mais de 80% segue esse rumo [da aliança], até porque é um rumo que a população está aprovando”, disse.

João Mádison também comentou essa situação e afirmou que “estamos tranquilos. Existem divergências, mas quero tranquilizar que 80% é a favor desse diálogo com o PT. Temos cinco deputados estaduais e um federal. Então respeitamos a posição do João Henrique e da deputada Juliana, mas em uma convenção ganhamos disparados”.

*Com informações da repórter Thais Guimarães direto do local

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.