Fechar
GP1

Política

Tereza Campello diz que Bolsa Família livra crianças do trabalho infantil

De acordo com a ministra, 500 mil crianças foram beneficiadas pelo programa no Piauí.

Durante o sexto encontro para debater a plataforma Dialoga Brasil, na tarde desta sexta-feira (11) em Teresina, a ministra do Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, falou sobre a diminuição da pobreza e da fome no Brasil e avaliou o programa Bolsa Família como o principal responsável por essa diminuição.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tereza Campello(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tereza Campello
Tereza Campelo afirmou que o país deixou de ser conhecido como o país da fome e da pobreza. “O Brasil que era um país conhecido pela pobreza e pela fome, hoje é conhecido por ter reduzido, com uma velocidade muito grande, com programas inovadores, a pobreza e ter saído do mapa da fome. É um orgulho para nós brasileiros, é um orgulho para vocês aqui do Piauí, que é um dos estados que teve a maior redução da pobreza no Brasil. Muita gente dizia que a pobreza tinha a ver com seca, que a pobreza do Nordeste vinha da seca, hoje nós estamos vivendo uma seca muito intensa aqui no estado, que atinge uma parte grande da nossa área rural e nós não temos aquelas cenas que a gente tinha antes, os retirantes, o povo em saques desesperados, abandonando sua terra. Hoje mesmo sofrendo muito, com perda na agricultura, nós não temos o nosso povo abandonando as terras, vindo para as capitais, abandonando o Nordeste e indo pro Sudeste, ao contrário, o povo resiste e hoje consegue conviver com o cenário”, disse.

De acordo com a ministra, várias ações e programas do Governo como o Luz para Todos e Plano Safra foram importantes para a redução da pobreza, mas que o Bolsa Família foi o principal responsável pela conquista. “Ele é muito conhecido e muito polêmico por que as pessoas acham que as pessoas são pobres porque não trabalham, e isso não é verdade. O povo é pobre mesmo trabalhando muito e o Bolsa Família é um complemento, não substitui trabalho de ninguém, complementa a renda dessas famílias. Hoje, são 14 milhões de família que no Brasil recebem esse apoio do Bolsa Família, são 450 mil famílias aqui no Piauí, gerando renda diretamente para essa família. Isso representa R$ 1 bilhão por ano que entra diretamente na conta dessas famílias. Isso não é bom só para elas, é bom para o comerciante, bom para o feirante. É bom para o Piauí, bom para o Nordeste, é bom para o Brasil!”, avaliou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Dilma Rousseff visita Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dilma Rousseff visita Teresina
Tereza Campello afirmou que o mais importante nas ações do Bolsa Família é devolver às crianças e adolescentes a oportunidade de estudar. “O mais importante que a gente tem que ressaltar nas ações do Bolsa Família, para além do que ele alivia a pobreza, traz renda e dinamiza a economia é o que ele tem feito com as nossas crianças. Nós temos 17 milhões de crianças no Brasil, entre 6 e 17 anos, que estão na escola, que não estão no trabalho infantil, que não estão na rua, que estão estudando e que estão ajudando a melhorar esse país. Dessas 17 milhões de crianças, 500 mil estão aqui no Piauí, e nós temos 9 milhões de famílias sendo acompanhadas pela rede de saúde, não só sendo vacinadas, tendo seu filho sendo acompanhado pelos médicos, para garantir que a gente não tenha desnutrição. São 300 mil famílias acompanhadas com essa parceria do Programa de Saúde da Família e o Bolsa Família”, disse.

*Com informações do repórter Luiz Carlos Júnior
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.