O Senado decidiu na noite desta terça-feira (10), por 74 votos favoráveis e uma abstenção, cassar o mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A votação aberta foi feita por meio de painel eletrônico. Com a decisão, o ex-senador fica inelegível por oito anos .
Imagem: Foto: JusBrasilDelcídio do Amaral
Delcídio do Amaral não compareceu ao plenário e a votação foi feita no painel eletrônico. Além dele, faltaram à votação os senadores Jader Barbalho (PMDB), Rose de Freitas (PMDB), Maria do Carmo Alves (DEM) e Eduardo Braga (PMDB). Apenas o presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB) se absteve do voto.
Durante a sessão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), ressaltou que Delcídio teve a oportunidade de comparecer pessoalmente, por vídeo, por escrito, pelo menos por 5 vezes e em todas ele não compareceu ao Conselho de Ética.
Delcídio é acusado de desrespeitar o Código de Ética e Decoro Parlamentar ao oferecer cerca de R$ 50 mil à família de Nestor Cerveró para tentar convencer o ex-diretor da área internacional da Petrobrás a não fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.
Ver todos os comentários | 0 |