O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela Barros Aguiar, afirmou ao GP1 nesta terça-feira (10) que a situação da Barragem do Bezerro, em José de Freitas está estável e que já foi possível diminuir o nível da água em 28 cm.
Uma fissura, onde estava ocorrendo o vazamento da água da barragem deixou a cidade em estado de alerta, devido a possibilidade de rompimento. Mais de 45 famílias já foram retiradas do local e estão sendo realizadas obras para sustentar a parede de contenção da barragem.
- Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de Freitas
“Agora está estável. Diminuiu 28 cm desde ontem. Eu acredito que baixando até por onde está saindo essa água [na fissura que foi encontrada] a situação melhora. Acredito que se diminuir mais 80 cm, a situação vai estar totalmente sanada. A situação no momento é tranquila”, afirmou.
A vazão da água da barragem acaba indo para o Rio Marataoan, elevando o nível da água, que dessa forma pode transbordar, causando prejuízos a quem mora nos municípios de Lagoa Alegre, Cabeceiras, Batalha, Barras e Esperantina.
Geraldo Magela explicou que toda a situação está sendo controlada e que a água segue seu rumo normal, para o rio. “A gente tem a altura exata que a água está saindo, mas não sabemos a quantidade que está entrando. Então a vazão da água está seguindo o seu caminho”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |