A cerimônia de posse do novo presidente da República, Michel Temer (PMDB), que estava marcada para as 16h, iniciou com atraso. O ato solene aconteceu no plenário do Senado Federal. Temer tomou posse após a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O peemedebista deve governar até dezembro de 2018.
- Foto: Dida Sampaio/EstadãoPresidente Michel Temer
Temer chegou ao Senado acompanhado do presidente da Casa, Renan Calheiros e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que intermediou a sessão final do julgamento do impeachment. Uma multidão ocupou o local à espera do novo presidente da república. Esta é a terceira vez que o PMDB ocupa a presidência sem vencer uma eleição direta.
A sessão de posse iniciou às 16h40 min, presidida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O Hino Nacional executado pela banda de fuzileiros navais, iniciou a solenidade. Em seguida, Temer leu e assinou o compromisso constitucional. Sem discurso oficial, a sessão durou pouco mais de 10 minutos.
O presidente embarca ainda hoje para a China, onde participará de eventos da cúpula de líderes do G20, que reúne as vinte maiores economias do mundo. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assume a presidência da república nesse período.
Ver todos os comentários | 0 |