O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e ex-prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros, que morreu na última sexta-feira (22), vai ganhar um Memorial com seu nome na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi). O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Themístocles Filho, nesta segunda-feira (25).
Ainda na sessão de hoje, a Alepi aprovou voto de pesar pela morte do político. Como deputado, a Casa Legislativa destacou projeto de lei apresentado por Jesualdo que deu aos estudantes o benefício do desconto de 50% no preço dos transportesurbanos e casas de diversões.
- Foto: Facebook/Jesualdo Cavalcanti/Fábio NovoJesualdo Cavalcanti
Jesualdo foi homenageado com falas de diversos deputados que enalteceram as suas qualidades de parlamentar, gestor e intelectual. Ele deixou a viúva Socorro Cavalcanti e os filhos, a médica Juliana Cavalcanti e a juíza federal Marina Cavalcanti.
História política
Jesualdo Cavalcanti foi vereador de Teresina, eleito em 1962 e cassado pelo Regime Militar; em 1974 foi candidato a deputado estadual mas não teve sucesso, obtendo o mandato em 1978 e reeleito em 1982, quando assumiu a Secretaria de Cultura do Estado; em 1986 foi eleito deputado federal constituinte e em 1990 voltou à Assembleia Legislativa, da qual foi presidente em uma das mais profícuas gestões. Depois foi eleito conselheiro e presidente da Casa. Escritor e pesquisador, também foi do quadro da Academia Piauiense de Letras. Seu último cargo foi o de prefeito de Corrente.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Corpo de Jesualdo Cavalcanti é velado na Assembleia Legislativa
TCE divulga nota de pesar pela morte de Jesualdo Cavalcanti
Autoridades políticas lamentam morte de Jesualdo Cavalcanti
Ex-presidente do TCE Jesualdo Cavalcanti morre em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |