O governador Wellington Dias (PT-PI) afirmou, nesta quinta-feira (30), durante videoconferência com jornalistas e técnicos da saúde do Piauí, que ainda não é possível dizer uma data precisa de quando as atividades comerciais serão retomadas no estado. Antes mesmo do anúncio oficial sobre a prorrogação ou não da quarentena, ele sinalizou para necessidade de manter o isolamento social como forma mais eficaz de conter a disseminação da Covid-19.
O governador afirmou ainda que todas as suas decisões estão sendo adotadas com base nas orientações de cientistas e autoridades de saúde, que monitoram a evolução da doença no Estado.
“Se mantivermos as medidas posso dizer que o retorno será mais cedo e seguro. Mas ainda não é possível, da minha parte, dizer uma data precisa [do retorno das atividades econômicas e sociais]”, frisou o governador.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Colapso
Wellington falou ainda que não é possível assegurar que o Piauí está livre de um colapso na saúde provocado pelo coronavírus. Contudo, revelou que o Piauí está entre os estados em situação controlada até esse momento.
“Se você perguntar se o Piauí está fora do colapso, não! Mas posso dizer que estamos entre os dez estados que podem evitar o colapso. Isolamento é para seguir a ciência, aqui não faltará esforços mesmo com escassez de recursos”, explicou o governador.
Economia
Wellington Dias repetiu que também tem preocupação com economia, mas alertou que as atividades comerciais e sociais terão que ser retomadas com segurança para toda população.
“Tenho preocupação com economia, empreendedores. Não é um contra outro, saúde contra economia, temos um inimigo que é a Covid-19. Não podemos voltar o trabalhador aumentando a transmissão e elevando o nível de contaminação. Isso terá efeitos para pessoas e empresas. Isso precisa ser compreendido”, reforçou Dias.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias afirma que não é momento para reabrir o comércio
Wellington Dias faz live para tratar sobre a covid-19 no Piauí
Wellington discute medidas de apoio às pequenas empresas durante pandemia
Ver todos os comentários | 0 |