Na manhã dessa sexta-feira (27) está sendo realizado no salão nobre Deputada Francisca Trindade, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o velório do corpo do o deputado estadual Fernando Monteiro. O corpo chegou ao local por volta das 8h30 e inicialmente o velório está sendo restrito para amigos e familiares.
Fernando Monteiro morreu por volta das 6h20 de quinta-feira (26) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há alguns dias, aguardando um transplante de fígado. Ele teve uma parada dos rins após realizar um procedimento que prepararia seu organismo para um transplante, isso acarretou em uma pneumonia, que agravou sua situação e fez ele ficar em coma induzido. O parlamentar acabou não resistindo. Fernando Monteiro deixa a esposa Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.
Ex-vereador Carlos Filho, sobrinho do deputado, lamentou o falecimento e afirmou que o parlamentar cuidava constantemente da sua saúde, principalmente porque a família possui alguns antecedentes em relação ao câncer. O irmão de Fernando, o médico Alberto Monteiro, morreu de câncer no fígado em 2015.
“De todos, ele era o que mais se preocupou com essa tendência genética e o que mais se cuidou. Então para se ter uma ideia, no dia 25 de dezembro [de 2018], ele fez todos os exames e deu tudo normal, quando foi no fim de janeiro [de 2019] descobriu essa enfermidade que estava no fígado. São coisas que a gente não consegue explicar e entregamos na mão de Deus. Ele se cuidava muito, mas infelizmente as coisas aconteceram”, lamentou Carlos Filho.
Ele afirmou que a família vai levar os ensinamentos deixados pelo parlamentar. “O grande ensinamento que o Fernando Monteiro deixa para a família, era o tom conciliador dele. Ele era um grande pai para nós, todos os problemas ele absorvia e resolvia, sempre dando a conotação da paz, de união e do amor, então esse sentimento de união é a cara dele. Vamos tentar, com todas as forças, manter o legado dele e do nosso avô, vamos conclamar todos os nossos amigos para fazer esse esforço para manter esse trabalho. O Fernando agregava a alegria, o trabalho e o compromisso, quando ele representava um município, todos os cidadãos tinham a certeza da boa representação. Ele respirava política todo dia”, destacou Carlos Filho.
O deputado
Fernando Alberto de Brito Monteiro, nasceu na cidade de Teresina, em 20 de junho de 1951. Economista, exerceu os cargos de consultor técnico do CEAG/PI; professor da Escola Técnica Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí. Elegeu-se vereador de Teresina, exercendo o mandato de 1983 a 1988.
Em 1986 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se sucessivamente, sendo atualmente o "decano" da Alepi com nove mandatos consecutivos. Exercia o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí na atual Legislatura.
Monteiro foi secretário de Estado da Defesa Civil no segundo governo Hugo Napoleão e no segundo governo Wellington Dias, presidente do PRTB no Piauí e presidente da Escola de Samba Ziriguidum, em Teresina. Fernando Monteiro deixa a esposa Fabiana Monteiro e três filhos Marcos, Fernando Filho e Lauro.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Deputado estadual Fernando Monteiro morre aos 68 anos em São Paulo
Fernando Monteiro está em coma e estado de saúde é gravíssimo
Deputado Fernando Monteiro está internado no Hospital Sírio Libanês
Ver todos os comentários | 0 |