A artista plástica Doralice Andrade Parentes, mais conhecida como Dora Parentes, o economista Alexandre Freitas Lira e Melo, sobrinho do deputado federal Átila Lira, além do contador Edson Dias Albuquerque e um dentista, foram presos na manhã dessa quarta-feira (26) no condomínio Fazenda Real residence em Teresina, sob acusação de furto de energia elétrica. Eles foram presos junto de mais quatro pessoas durante a Operação Real, deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) em parceria com a Eletrobras Distribuição Piauí, a fim de combater o furto de energia elétrica.
O médico Romário Alves Marinho e o servidor do Tribunal de Justiça do Piauí, Ébano França de Noronha Pessoa, foram presos nessa terça-feira (25) no condomínio Grand Park, bairro Morada do Sol, sob a mesma acusação. A ação também fez parte da Operação Real.
- Foto: Facebook/Dora Parentes-Edson AlbuquerqueArtista plásctica, Dora Parentes e o contador Edson Albuquerque
O delegado Laércio Evangelista, que coordenou a operação, informou que no condomínio Fazenda Real foram constatados medidores de energia alterados, além de ligações clandestinas. “Lá [Fazenda Real] foram aproximadamente 10 pessoas autuadas em flagrante por furto de energia, tanto com medidores alterados como por ligação clandestina, inclusive unidades consumidoras que não havia nem cadastro com a empresa Eletrobras”.
Laércio Evangelista explicou que, das pessoas presas, nem todas terão direito a pagar fiança, e deverão ser encaminhadas à Casa de Custódia de Teresina. Ele acrescentou que só neste ano, mais de 40 pessoas foram autuadas pelo crime de furto de energia.
O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, contou que foram levantadas irregularidades tanto por parte dos moradores quanto pelo próprio condomínio. “Estamos autuando todas as pessoas em flagrante e o próximo passo será com a Eletrobras, que buscará a regulamentação da situação”, declarou.
A gerente de medição e combate às perdas Eletrobras, Rafaela Moreira, deu mais detalhes sobre as irregularidades detectadas na Fazenda Real. “Foi constatado desvio de energia nas casas e na unidade coletiva, na iluminação coletiva e na parte da cerca elétrica”, pontuou.
Confira a lista das pessoas presas:
Doralice Andrade Parentes (artista plástica)
Isabel Cristina de Paula Oliveira
Carlos Antônio Mota (coordenador na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Semar)
Bernardo José de Araújo Barros
Cristina Gardênia Modesto de Carvalho Moura (professora e esposa do médico Antônio Moura)
Edson Dias Albuquerque (contador e sócio proprietário da empresa EDA Contabilidade)
Alexandre Freitas Lira e Melo
Rui de Sousa Rodrigues (síndico)
Romário Alves Marinho (médico)
Ébano França de Noronha Pessoa (servidor do Tribunal de Justiça)
- Teresina
- Piauí
- Eletrobras
- Grupo de Repressão ao Crime Organizado
- Doralice Andrade Parentes
- Isabel Cristina de Paula Oliveira
- Carlos Antônio Mota
- Bernardo José de Araújo Barros
- Cristina Gardênia Modesto de Carvalho Moura
- Edson Dias Albuquerque
- Operação Real
- Alexandre Freitas Lira e Melo
- Rui de Sousa Rodrigues
- Romário Alves Marinho
- Ebano França de Noronha Pessoa
Ver todos os comentários | 0 |