Um tufão de força extrema atingiu o Japão nesta quinta-feira (29), no horário local, e deixou três pessoas mortas, de acordo com informações divulgadas por autoridades locais.

O país já estava se preparando para o Shanshan , como foi batizado o fenômeno, há cerca de duas semanas. Milhares de moradores tiveram que deixar suas casas por causa do tufão. De acordo com o departamento meteorológico japonês, nesta manhã ele avançava rumo à província de Kagoshima, região sul do Japão.

As três vítimas morreram em Gamori, após um deslizamento de terra causado pelas tempestades no país, na terça-feira (27). Eles foram identificados como: um casal de cerca de 70 anos e um filho deles, segundo a agência de notícias local Kyodo.

O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, já havia alertado que o Shanshan, iria ser um fenômeno “extremamente forte” e traria ventos violentos, ondas altas e uma tempestade em níveis “nunca vistos por muitas pessoas”.

Autoridades registraram ventos de 252 km por hora e a agência meteorológica japonesa disse que deve chover metade da quantidade anual de chuva que costuma cair em regiões do país.