Este domingo (28) marca os exatos cem dias que antecedem as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que acontecem no dia 05 de novembro. Diante das movimentações na disputa, o GP1 elencou algumas datas importantes do pleito norte-americano.
Para começar, no início de agosto o Partido Democrata deve oficializar o nome de Kamala Harris como candidata à corrida pela Casa Branca. Essa seleção deve ser feita nas primárias pelos delegados do partido, entre os dias 1 e 7 de agosto.
Após ser escolhida, ela também deve escolher um companheiro de chapa. Já no final de agosto acontece a convenção dos Democratas.
Debates acontecem em setembro
Joe Biden e Donald Trump haviam concordado em participar de um debate na ABC News no dia 10 de setembro, porém, com a desistência do democrata, Trump sugeriu um debate na Fox News. A emissora, por sua vez, levantou a possibilidade de um debate no dia 17 de setembro.
A primeira votação antecipada também acontece em setembro na Carolina do Norte, através dos correios. Outros estados também adotarão essa modalidade e enviarão suas cédulas de votação em outubro, um mês antes das eleições.
Em novembro já acontece o pleito, no dia 05. Os resultados, entretanto, não saem no mesmo dia.
Confirmação dos votos
No mês seguinte, é possível esperar que os eleitores de cada estado se reúnam em seus capitólios estaduais para dar votos eleitorais ao vencedor estadual. Depois disso, basta esperar a contagem dos votos eleitorais no Congresso, no dia 06 de janeiro de 2025. No dia 20, o futuro presidente toma posse.