O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro anunciou que irá retomar o diálogo com os Estados Unidos a partir desta quarta-feira (03). De acordo com ele, uma nova rodada de conversas entre as nações está marcada para esta data.
Nicolás Maduro informou sobre a retomada de conversas com o Estados Unidos durante um programa de TV. Na ocasião, ele informou que espera que o acordo assinado no Catar, em 2023, com o país norte-americano, seja cumprido. A tentativa de reaproximação com o Estado Unidos acontece em meio as sanções do país contra o setor petrolífero da Venezuela.
“Vamos debater e buscar novos acordos para que tudo seja cumprido, o que foi assinado no Catar. Quero diálogo, quero entendimento, quero futuro para nossas relações, quero mudanças, isso sim, sob a soberania absoluta e a independência", declarou o ditador.
Acordo entre Venezuela e Estados Unidos
Em 2023, os países se reuniram no Catar e assinaram um acordo, no qual os Estados Unidos aceitou liberar Alex Saab, apontado como laranja e aliado de Maduro. Em troca, a Venezuela concordou em entregar aos norte-americanos 28 réus, sendo 10 americanos e 18 venezuelanos.