O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que vai enviar dois servidores para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, marcada para o dia 28 de julho. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), após a Corte Eleitoral aceitar convite do Conselho Nacional Eleitoral venezuelano.

A disputa no pleito presidencial bolivariano é protagonizada pelo ditador Nicolás Maduro , candidato à reeleição, e o ex-diplomata Edmundo González. Maduro está à frente do governo bolivariano desde 2013, quando seu antecessor, o ex-presidente Hugo Chavez.

Com a data das eleições se aproximando, há diversas denúncias sobre prisões de pessoas que fazem oposição ao ditador, além do cerceamento de liberdade da população, meios de comunicação e observadores internacionais.

Conforme o TSE, os dois representantes brasileiros que acompanharão o pleito são Sandra Damiani e José de Melo Cruz, especialistas em sistemas eleitores. A missão que envolve o acompanhamento de eleições em outros países é comumente realizada pela Corte Eleitoral brasileira. Nesse sentido, o Tribunal Superior Eleitoral também recebe delegações internacionais em eleições municipais e presidenciais.