O criador de uma das franquiadas mais famosas do mundo, “ Dragon Ball ”, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos. A morte ocorreu no dia 1º de março, mas a informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (08).

Segundo a informação divulgada pelo seu estúdio de produção do anime, Akira faleceu devido um hematoma subdural, quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O funeral foi realizado de maneira fechada apenas para membros da família do artista. Apesar disso, os fãs terão eventos especiais para se despedirem do ídolo.

Foto: Reprodução/ Instagram
Akira Toriyama

“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar”, disse um trecho da nota divulgada no site oficial da franquia.

“Ele foi apoiado por tantas pessoas de todo o mundo que lhe permitiram continuar seus esforços criativos por mais de 45 anos. Esperamos, sinceramente, que o mundo das obras únicas de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo. Por favor, aceite nossa mais profunda gratidão por sua gentileza e amizade durante sua vida”, conforme a nota oficial do falecimento do artista.

A morte dele repercutiu no mundo inteiro, inclusive no governo japonês. O Secretário-chefe de gabinete da presidência, Yoshimasa Hayashi disse que “Toriyama criou obras que foram amadas não apenas pelas pessoas no Japão, mas também no exterior”.

Carreira de Akira Toriyama e história de Dragon Ball

Nascido em 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi, no Japão, começou a desenhar mangás aos 23 anos de idade. A série de sua criação, denominada de “Dragon Ball”, foi publicada na revista Weekly Shonen Jump, de fãs de mangá, em 1984, dando início a uma carreira de sucesso que durou 45 anos. Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás, como Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), dentre outros.

Se tornando um fenômeno mundial, a série de mangás, “Dragon Ball”, foi a mais vendida de todos os tempos, com mais de 260 milhões de cópias vendidas em mais de 20 países. Contando a história principal de Son Goku, um jovem com super poderes que parte em busca das sete esferas do dragão, que quando coletadas, podem invocar Shen Long, um dragão divino que pode realizar qualquer desejo.

Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M — DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024

Ao longo da história, o personagem principal luta contra vilões ao longo do caminho e protegendo a Terra. A história acompanha o envelhecimento de Goku, mudando o enredo para seus descendentes e amigos.

Em 2001, Dragon Ball Z se tornou a atração mais assistida do canal norte-americano Cartoon Network. A palavra “dragonball” também chegou a ser uma das mais buscadas na internet. Desde a criação, foram produzidos mais de 20 filmes da franquia e 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama.