A candidata de oposição de Nicolás Maduro , Corina Yoris , informou que não conseguiu registar a sua candidatura à presidência da Venezuela, por meio do site do Conselho Nacional Eleitoral do país, órgão responsável pelas eleições venezuelanas. O prazo para realizar o procedimento terminou nessa segunda-feira (25).

Corina afirmou que a frente de oposição havia realizado diversas tentativas, porém o sistema estava totalmente fechado. Por esse motivo, a candidata, que já estava substituindo María Corina Machado, ficou fora da disputa. Além disso, ela faz parte da principal frente de oposição a Maduro, o presidente busca o seu terceiro mandato na Venezuela.

“Tentamos ir pessoalmente ao Conselho Nacional Eleitoral para entregar uma carta solicitando uma prorrogação e nem mesmo fisicamente pudemos fazê-lo”, disse Corina Yoris.

As eleições ocorrerão no dia 28 de julho, e Maduro vai disputar quase sem oposição. Provavelmente, o ditador, que já está há 12 anos no poder, poderá ficar 18 anos no cargo.