Uma discussão tem tomado conta das redes sociais da Califórnia, nos Estados Unidos , em relação ao governador Gavin Newsom , por conta de um furto na loja Target. Segundo ele, os funcionários da loja teriam o acusado de que a culpa do crime teria sido do governador do estado.
Durante a semana, Newsom esteve em uma reunião com prefeitos via Zoom e afirmou que havia testemunhado uma pessoa saindo de loja Target, na cidade de Sacramento, com diversos itens roubados.
Ao contestar porque os funcionários da loja não impediram o ladrão, um dos balconistas declarou que a culpa era do próprio governador. A fala do funcionário da loja remete à Proposta 47, que busca reduzir a gravidade de alguns crimes, com o intuito de reduzir a superlotação dos presídios da Califórnia.
A medida também é vista pelos conservadores como uma forma de influenciar o aumento o número de furtos em lojas e supermercados no estado. Tanto que a presidente do Partido Republicanos, Jessica Milan Patterson, usou as redes sociais para criticar o governador e “explicar” a fala do funcionário da loja Target.
“Todo californiano queria dizer: ele e seus amigos radicais do Partido Democrata são os culpados pelo aumento da criminalidade na Califórnia. Infelizmente, Newsom ainda não pareceu entender a dica”, escreveu a conservadora.