Nesta segunda-feira (16) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump , criticou as tarifas impostas pelo Brasil, prometendo aplicar taxas semelhantes após assumir a Casa Branca em janeiro de 2025. A declaração aconteceu durante coletiva de imprensa realizada em Mar-a-Lago.

“A Índia taxa muito, o Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem, mas vamos taxá-los da mesma forma”, disse Trump.

O presidente já havia declarado anteriormente que, caso o Brasil e os países do Brics avancem na criação de uma moeda própria para o comércio internacional, os Estados Unidos poderiam impor tarifas de 100% sobre as trocas comerciais entre membros do bloco e o país. A medida poderia resultar em um afastamento do dólar nas transações internacionais.

“Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia americana”, escreveu Trump na Truth Social em 30 de novembro.