O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste sábado (05), às 06h55, para repatriar os brasileiros que estão no Líbano. A aeronave estava em solo português desde a última quarta-feira (02), onde aguardava autorização para poder ir para o Líbano, que está em meio a uma guera entre o grupo terrorista Hezbolah e Israel. O modelo KC-30 tem previsão de aterrissar às 11h em Beirute.
A primeira fase da Operação Raízes de Cedro deve transportar 220 brasileiros que estão no Líbano. A FAB ainda informou que a expectativa é de repatriar 500 pessoas por semana. A embaixada do Brasil na capital do Líbano está organizando desde o último dia 24 de setembro as listas de pessoas que necessitam de ajuda oficial para deixar o país.
Quase 3 mil brasileiros no Líbano manifestaram interesse em retornar ao Brasil, principalmente moradores do Vale do Bekaa e de Beirute. A prioridade de repatriação será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.
A tripulação incluirá militares da área de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, para prestar apoio durante a missão.