A agência espacial norte-americana ( NASA ) anunciou que pretende enviar humanos a Marte em 2035. O programa, denominado Artemis, visa treinar voluntários por meio de estudos, treinamentos e missões de exploração lunar antes da jornada a Marte.
Segundo a NASA, a missão deve durar de seis a sete meses, incluindo a ida e a volta, totalizando cerca de 804 milhões de quilômetros. Durante a missão, a equipe ficará aproximadamente 500 dias em solo marciano.
Com essa missão, a NASA espera alcançar avanços significativos em ciência e tecnologia, além de reunir informações essenciais sobre a viabilidade da vida humana fora da Terra.
O professor Joel Levine, cientista atmosférico e ex-pesquisador da NASA, destacou a importância da pesquisa em Marte: “os cientistas já sabem muito sobre a superfície do planeta por meio de missões robóticas, mas ainda existem muitas características geológicas interessantes que precisam ser investigadas de perto. Essas características podem oferecer aos pesquisadores informações valiosas sobre a formação do Sistema Solar”, afirmou em um artigo publicado no site Space.com.