Um grupo de 23 pessoas, incluindo pelo menos duas crianças, ficou preso em um elevador a cerca de 300 metros abaixo da superfície em uma mina de ouro desativada no Colorado, na quinta-feira (10). O incidente ocorreu durante uma visita turística à Mina de Ouro Mollie Kathleen, perto da cidade de Cripple Creek, nos Estado Unidos , quando o elevador sofreu uma falha mecânica. Uma pessoa morreu e outras quatro sofreram ferimentos leves.
As equipes de resgate conseguiram retirar 11 turistas na manhã de quinta-feira. Os outros 12 ficaram presos por cerca de seis horas antes de serem resgatados na noite do mesmo dia, por volta das 23h, totalizando aproximadamente 8 horas de espera.
A polícia não revelou a identidade da vítima nem as circunstâncias de sua morte. Os socorristas trabalharam para garantir que o elevador estivesse em perfeitas condições antes de usar o equipamento para resgatar o grupo, transportando quatro pessoas por vez. Eles também avaliaram os danos no elevador para evitar uma nova falha durante o processo.
O chefe de polícia do condado de Teller, Jason Mikesell, informou que, durante o resgate, as equipes se comunicaram com os turistas por rádio, sem revelar a gravidade da situação, a fim de evitar pânico.
O passeio de elevador dura cerca de dois minutos, descendo a uma velocidade de aproximadamente 150 metros por minuto, de acordo com o site da mina. Mikesell acrescentou que o último incidente registrado na mina havia ocorrido em 1986.