Após 24 horas da renúncia da primeira-ministra Élisabeth Borne do cargo, o presidente Emmanuel Macron nomeou o atual ministro da Educação, Gabriel Attal, como primeiro-ministro francês. Attal entra para a história como o premiê mais jovem do país.
Borne, de 62 anos, foi a segunda mulher a assumir o cargo no país, ela começou a exercer a função em maio de 2022, após Macron ser reeleito. O presidente francês usou o seu perfil no X para agradecer a atuação da então primeira-ministra.
“Senhora Primeira-Ministra, querida, o seu trabalho ao serviço da nossa Nação tem sido exemplar todos os dias. Vocês implementaram nosso projeto com a coragem, o comprometimento e a determinação das mulheres dos estados. De todo o coração, obrigado.”, disse Macron.
Gabriel Attal vai enfrentar um período conturbado no governo, por causa das repercussões negativas da reforma da previdência, além da aprovação de uma legislação para lidar com a crise imigratória. Entre as novas regras, está determinado que os estrangeiros só poderão levar familiares de até 21 anos para morar com eles, e a solicitação só será válida se os solicitantes já residirem na França há pelo menos dois anos.