O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que as discussões sobre a guerra na Ucrânia receberam atenção adequada e que em algum momento a paz será necessária, pois o mundo está "começando a se cansar". A declaração foi dada durante a reunião entre os países da UE (União Europeia) e da América Latina em Bruxelas, na Bélgica.

De acordo com Lula, "o mundo está começando a se cansar" do conflito. Ele declarou que "haverá um momento em que a paz será necessária. Não acredito que esse assunto tenha ocupado tempo demais. Foi dado o tempo necessário.

Lula participou da 3ª Cúpula Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) – UE, que ocorreu nos dias 17 e 18 de julho e reuniu 33 países latino-americanos e 27 países europeus. Sua declaração foi feita pouco antes de ele embarcar para Cabo Verde, onde tem uma reunião marcada com o presidente José Maria Neves, e em seguida seguirá para Brasília.

Na declaração final divulgada pela cúpula na terça-feira, os países não condenaram a Rússia pela invasão à Ucrânia. O texto menciona o conflito apenas uma vez, expressando "profunda preocupação com a guerra em curso, que continua a causar imenso sofrimento humano e a agravar fragilidades já existentes na economia global".