Um helicóptero caiu, na manhã dessa terça-feira (02), em uma fazenda localizada em Santa Luzia, no Maranhão. O piloto da aeronave, identificado como José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, morreu carbonizado após a queda. Ele estava sozinho.
O helicóptero, um Róbson 44, prefixo PT-YGI e fabricado em 1998, foi modificado para realização de pulverização agrícola e estava a serviço da fazenda Agro-Maratá.
No instante do acidente, apenas o piloto estava a bordo do helicóptero, executando operações de pulverização de pesticidas em uma área de vegetação dentro dos limites da fazenda.
A aeronave pegou fogo após a queda e o piloto morreu carbonizado. O corpo de José Rondinelle foi levado para Imperatriz, Maranhão, onde vai passar por perícia. Ele era natural de Miraguai, no Rio Grande do Sul.
Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente. Conforme a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), a área onde o helicóptero estava sobrevoando era alagada e de difícil comunicação. O tempo estava nublado.
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave pertencia a Encarnação e estava com a operação negada para táxi aéreo. Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020.
Acidentes com helicópteros
Em apenas três dias, este foi o terceiro acidente envolvendo helicóptero no Brasil. Na véspera do ano novo, um helicóptero com três passageiros e o piloto, desapareceu. Ele tinha como destino Ilhabela, no Litoral Norte paulista.
Os ocupantes são as mãe e filha Luciana Rodzewics, de 46 anos, e Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos, e o amigo delas Raphael Torres, além do piloto que não teve o nome revelado.
Na manhã dessa terça-feira (02), uma aeronave com quatro tripulantes caiu na região de Escarpas do Lago, em Capitólio, em Minas Gerais. A queda foi logo depois da decolagem, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
A aeronave foi fretada para um passeio e teria outras programações agendadas na sequência. Uma pessoa morreu na queda. Ela foi identificada como Vanilton Altos Balieiro, conhecido como “Du Brejo”.