A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Homicídios de Timon , apreendeu nessa quinta-feira (26) dois adolescentes acusados de participação no latrocínio do engenheiro agrônomo do Instituto de Terras do Maranhão, Edson César Silva Oliveira, 70 anos, assassinado com um tiro durante uma tentativa de assalto, na Praça São José, no centro de Timon, no último dia 23. Durante as buscas, outras quatro pessoas acabaram sendo capturadas em flagrante por outros crimes.

Em entrevista à imprensa, o delegado responsável pelas investigações, Otávio Chaves, afirmou que, após oitivas de testemunhas e análises de imagens na região do crime, os policiais conseguiram identificar os dois adolescentes, que utilizaram uma motocicleta no momento da abordagem ao engenheiro, que se encontrava na calçada de um estabelecimento alimentício.

Foto: Reprodução/Instagram
Edson César Silva Oliveira

“Nossa equipe seguiu trabalhando e conseguiu estabelecer a rota dos suspeitos, de onde eles saíram, para onde eles foram e a localização deu em uma casa na região do bairro Cidade Nova. Inclusive, lá não mora ninguém, digamos assim, funciona como um depósito de objetos roubados, um local usado para traficância, enfim, não tem móveis na casa, é um local abandonado onde eles se reúnem para guardar os espólios de roubos. Então, foi montada uma operação, que só foi possível graças ao apoio incondicional da Polícia Militar, a quem eu agradeço ao major Kraieski, que disponibilizou um grande efetivo para a gente fazer um cerco no local. Ao entrarmos, vimos seis pessoas que tentaram se evadir e se desfazer de vários objetos, mas o cerco foi muito bem feito. Com os policiais bastante treinados, ninguém conseguiu se evadir”, explicou o delegado Otávio Chaves.

Foto: Lucas Dias/GP1
Delegado Otávio Chaves

Durante as buscas no imóvel, os policiais encontraram vários objetos de origem ilícita, bem como o veículo e a arma de fogo utilizada para a execução do latrocínio. “No local foram encontrados vários objetos referentes a esse delito que culminou na morte do senhor Edson, como a motocicleta usada no crime. Foi observado que eles tentaram se desfazer de uma arma de fogo, uma pistola 9mm, só que a equipe conseguiu encontrá-la no quintal de uma casa próxima, do mesmo calibre que tirou a vida do senhor Edson. A gente encontrou, ainda, um vasto material de droga pronta para ser comercializada, saco usado para comercializar e dentre esses outros objetos encontrados, que eles tentaram se desfazer, como um pedaço considerável de uma substância que a gente acredita se tratar de cocaína e que ainda seria fracionada, ou seja, já tinha papelotes prontos para ser comercializada”, ampliou o delegado Otávio Chaves.

Os seis alvos serão responsabilizados, a partir da culpabilidade individualizada, pelos crimes de porte de arma, tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação da motocicleta roubada.