Na segunda-feira (21), um homem de 29 anos, identificado como Lillian Patric Nascimento Costa, morreu após ser baleado pela Guarda Municipal no bairro do Caratatiua, em São Luís, capital do Maranhão. A ação ocorreu após tentativas de conter o homem, que estava em surto psicótico.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), os familiares do homem solicitaram ajuda da Guarda Municipal para contê-lo, pois ele estava em surto psicótico. Os guardas municipais, acompanhados de médicos psiquiátricos, tentaram negociar com o homem, que portava uma faca. Durante a negociação, ele partiu para cima da guarnição, que inicialmente respondeu com tiros de borracha. No entanto, como o homem continuou a ameaçar os agentes, foi necessário usar arma de fogo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito no local. A Semusc informou que está investigando o caso e adotando providências para apurar todas as circunstâncias da ocorrência.
Leia a nota da Semusc na íntegra
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania informa que, na tarde desta segunda-feira, familiares de um cidadão em surto, com a equipe de uma clínica psiquiátrica, buscaram ajuda da Guarda Municipal de São Luís.
Chegando ao local, os guardas municipais, com os profissionais da clínica, iniciaram um diálogo com o homem, que estava dentro de uma residência.
Durante a negociação, o paciente psiquiátrico, portando uma faca, partiu para cima da guarnição, que desferiu disparos de borracha para contê-lo. Ainda assim, o homem continuou tentando investir contra a vida dos guardas municipais.
Diante da iminente agressão, foi preciso utilizar arma de fogo. A Semusc destaca que os guardas municipais acionaram imediatamente o Samu.
A Semusc frisa que as providências relacionadas ao caso estão sendo adotadas pelo órgão para apurar todas as circunstâncias da ocorrência.