A Policia Civil do Maranhão cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos suspeitos de comercializar celulares furtados e roubados nessa quinta-feira (10). Cerca de 60 policiais foram mobilizados durante a ação, realizada em bairros de São Luís e de municípios da Grande Ilha, como Belira, Liberdade, Vila Conceição/Altos do Calhau, São Cristóvão, Jardim América, Cidade Operária, São Raimundo, Vila Cafeteira, entre outros.
Foram apreendidos 17 aparelhos irregulares e a ação também serviu para promover a conscientização sobre os riscos e consequências legais desse tipo de comércio. A ação faz parte do programa "Meu Celular de Volta", lançado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública .
A operação surgiu após investigações que identificaram mil pessoas com celulares registrados como perdidos, furtados ou roubados em São Luís. Um mutirão realizado no início de outubro, no Ginásio Geogiana Pflueger (Castelinho), também já havia resultado na entrega voluntária de mais de 220 celulares, fornecendo informações que embasaram os mandados de busca.
Cerca de 60 policiais foram mobilizados para cumprir as ordens judiciais. A operação focou em estabelecimentos físicos e pessoas envolvidas no desbloqueio de celulares irregulares, uma prática comum para a revenda desses aparelhos. O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, destacou que a operação não só apreendeu dispositivos ilegais, como também enviou uma mensagem aos proprietários de lojas que comercializam esses produtos.
Orientações ao público
A Polícia Civil do Estado do Maranhão recomenda que, em casos de perda ou furto, as vítimas registrem imediatamente a ocorrência informando também o número do IMEI, que é essencial para rastrear, e muitas vezes recuperar, o aparelho. Também é fundamental, não apoiar o comercio de produtos suspeitos adquirindo celulares apenas de fontes confiáveis e denunciando qualquer tentativa de venda de dispositivos sem origem comprovada.