Neste domingo (19), o grupo terrorista Hamas entregou três reféns que estavam sendo mantidas em cativeiro na Faixa de Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023. A libertação faz parte de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com a informação confirmada pela agência de notícias Reuters.
As reféns libertadas são Romi Gonen, de 24 anos, Doron Steinbrecher, de 31, e Emily Damari, de 28. Segundo a agência, as jovens estão sendo encaminhadas para tratamento médico em hospitais após o longo período de cativeiro.
Romi Gonen foi sequestrada durante o festival de música Nova, onde, aos 23 anos, foi atingida por um tiro na mão. Sua mãe, Meirav Leshem Gonen, relatou que os ferimentos de Romi se agravaram durante o cativeiro, com reféns anteriormente libertados informando sobre o estado de saúde crítico da jovem.
Doron Steinbrecher, uma enfermeira veterinária, foi sequestrada em seu apartamento no Kibutz Kfar Aza, na fronteira com Gaza. Em janeiro de 2024, o Hamas divulgou um vídeo em que ela aparecia ao lado de outros reféns. O irmão de Doron, Dor Steinbrecher, expressou preocupação com a falta de medicação necessária para o tratamento diário da irmã, algo difícil de ser fornecido em cativeiro.
Já Emily Damari foi sequestrada em Kfar Aza, na mesma data de 7 de outubro. A mãe de Emily, Mandy Damari, contou que a filha foi baleada na mão, ferida por estilhaços na perna, vendada e levada à força para Gaza dentro de seu próprio carro. Emily é a única cidadã britânica ainda detida pelo Hamas.
Desde o ataque de 7 de outubro, mais de 250 pessoas foram sequestradas pelo Hamas, sendo que atualmente 94 reféns ainda estão sob a custódia do grupo terrorista. Estima-se que ao menos 34 desses reféns estejam mortos. Entre os detidos, há 81 homens e 13 mulheres, incluindo duas crianças com cinco anos ou menos.
Ver todos os comentários | 0 |