Fechar
GP1

Internacional

Joe Biden afirma que quer conversar com Putin para pôr fim à guerra

O presidente norte-americano sinalizou pela 1ª vez o diálogo com Putin sobre a situação da Ucrânia.

Nesta quinta-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que pretende conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin e dar fim a Guerra da Ucrânia, que já se estende por nove meses.

Em reunião com o chefe da França, Emmanuel Macron, “estou disposto a conversar com Putin se estiver buscando uma forma de pôr fim à guerra”, afirmou Biden.


Foto: Reprodução/Instagram/FacebookJoe Biden e Vladimir Putin
Joe Biden e Vladimir Putin

De acordo com o presidente norte-americano, a conversa com Putin aconteceria em consultas com a França e os demais aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Porém, Biden disse que o presidente russo não deu sinais que facilitassem esse diálogo, “enquanto isso, acredito absolutamente decisivo, como disse Macron, que apoiemos o povo ucraniano”, acrescentou.

Essa é a primeira vez que Biden sinaliza para uma possível conversa com a Rússia. O presidente dos EUA enfatizou que Putin errou todos os cálculos feitos até agora, principalmente quando considerou que “seria recebido de braços aberto” pelas regiões de língua russa da Ucrânia. O governante ainda reiterou, “ estou disposto, se quiser, conversar”, se pronunciou.

O presidente da França concordou com o posicionamento de Biden e destacou que quem quis começar a guerra em fevereiro foi Putin e que é preciso que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estabeleça condições, “se queremos uma paz duradoura, temos que respeitar que os ucranianos definam o momento e as condições em que negociarão sobre seu território e seu futuro”, disse Macron.

Segundo Biden, Putin não vencerá a guerra, “ele pensa que pode quebrar a vontade de todos os que se opõem às suas ambições imperialistas, atacando a infraestrutura civil na Ucrânia, sufocando a energia na Europa, aumentando os preços ao exacerbar a crise alimentar. Mas não conseguirá”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.