Na madrugada desta terça-feira (11), a Ucrânia lançou o maior ataque de drones contra Moscou desde o início da guerra, há mais de três anos. As informações são da agência de notícias Reuters. O bombardeio resultou em pelo menos duas mortes e três feridos, além de provocar incêndios e paralisar temporariamente o transporte aéreo e ferroviário na região.
O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov , informou através de um comunicado no Telegram que o ataque teve início por volta das 4 da manhã: "Hoje, começou um ataque massivo de drones a Moscou e região. Até o momento, sabemos que uma pessoa morreu e três ficaram feridas", disse ele.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que suas unidades de defesa aérea destruíram 337 drones ucranianos durante a noite, sendo 91 deles sobre a área de Moscou. O prefeito da cidade, Sergei Sobyanin, relatou que pelo menos 69 drones foram abatidos enquanto se aproximavam da capital, durante várias ondas de ataque.
Este bombardeio ocorreu poucas horas antes de uma reunião entre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Arábia Saudita, para retomar as negociações de um possível cessar-fogo no conflito.
Em relação aos danos, o prefeito de Moscou afirmou que especialistas de serviços de emergência estavam trabalhando nos locais onde os destroços dos drones caíram.
Com uma população de pelo menos 21 milhões de pessoas, Moscou e sua região formam uma das maiores áreas metropolitanas da Europa, ao lado de Istambul, na Turquia.
Suspensão do transporte
Após os ataques, a autoridade de aviação russa anunciou a suspensão dos voos nos quatro aeroportos de Moscou para garantir a segurança aérea. Além disso, os aeroportos de Yaroslavl e Nizhny Novgorod, situados a leste da capital, também foram fechados. No entanto, mais tarde o governo informou que as operações haviam sido retomadas.
Vorobyov também mencionou que pelo menos sete apartamentos foram danificados no distrito de Ramenskoye, situado a cerca de 50 km a sudeste do Kremlin, onde moradores precisaram evacuar um prédio de vários andares.
Além disso, a infraestrutura ferroviária da estação de trem de Domodedovo, localizada a cerca de 35 km ao sul de Moscou, foi afetada pelos destroços dos drones, conforme noticiado pela agência de notícias RIA.
Governadores de outras regiões também relataram ataques com drones em suas áreas. O governador da região de Ryazan, ao sudeste de Moscou, e o da região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, confirmaram os ataques. Diversas localidades de Belgorod ficaram sem energia, segundo relatos do governador local.