O bilionário Elon Musk elogiou a postura do CEO da Meta , Mark Zuckerberg, em defesa da liberdade de expressão, após o anúncio de que as redes sociais da empresa — Facebook e Instagram — irão encerrar o programa de checagem de posts.
Em sua plataforma, X (antigo Twitter), Musk compartilhou a notícia sobre o discurso de Zuckerberg e comentou: “Isso é legal.” Além disso, ele destacou um vídeo em que o CEO da Meta detalha a decisão e menciona a adoção de um modelo semelhante ao do X, no qual os próprios usuários poderão adicionar correções aos posts, promovendo uma moderação colaborativa.
A Meta anunciou o fim do programa de verificação de fatos para, segundo a empresa, “restaurar a liberdade de expressão” nas redes Facebook e Instagram. Na terça-feira (7), a companhia admitiu que suas práticas atuais de moderação de conteúdo “exageraram”.
“Voltaremos às nossas raízes, focando na redução de erros, simplificação das políticas e restauração da liberdade de expressão em nossas plataformas”, declarou Zuckerberg.
Criado após as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos, o programa de verificação de fatos tinha como objetivo combater a desinformação. Em entrevista à Fox News , Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, explicou que o novo modelo busca equilíbrio ao permitir que a comunidade contribua para a moderação, enquanto promove um ambiente mais aberto.