O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou nesta quinta-feira (29) que pretende enviar cerca de 30 mil imigrantes ilegais para a prisão militar de Guantánamo, localizada em Cuba. A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo norte-americano para reforçar o cerco contra a imigração ilegal no país.
Desde o início de seu governo, Trump tem implementado diversas ações para conter a imigração ilegal, uma de suas principais promessas de campanha. Nos primeiros nove dias de seu segundo mandato, o Immigration and Customs Enforcement (ICE), serviço de imigração dos EUA, já prendeu 5.537 pessoas em situação irregular no país.
O envio em massa de imigrantes para Guantánamo levanta preocupações entre especialistas e entidades de direitos humanos, já que a prisão é conhecida internacionalmente por práticas controversas, incluindo tortura e detenções sem julgamento. A unidade militar, originalmente projetada para abrigar suspeitos de terrorismo, conta com três campos de detenção e é administrada pelo governo dos EUA em território cubano.
O governo ainda não detalhou como será feita a transferência dos imigrantes para Guantánamo e se haverá alguma forma de revisão legal antes das detenções.