O presidente da Colômbia, Gustavo Petro , proibiu a entrada no país de aviões norte-americanos com colombianos deportados pelos Estados Unidos; A medida foi anunciada neste domingo (26), nas redes sociais.

Em postagem no X, Gustavo Petro compartilhou vídeo que mostra o desembarque de deportados brasileiros chegando ao Brasil algemados. Ele afirmou que migrantes não devem ser classificados como criminosos e merecem ser tratados com dignidade e respeito pelo país norte-americano.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Gustavo Petro, presidente da Colômbia

“Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. É por isso que mandei devolver os aviões militares dos EUA que vieram com migrantes colombianos. Não posso obrigar os migrantes a permanecer num país que não os quer; mas se esse país os devolver, deverá ser com dignidade e respeito por eles e pelo nosso país. Nos aviões civis, sem sermos tratados como criminosos, receberemos os nossos compatriotas. A Colômbia se respeita”, declarou o presidente colombiano.

Un migrante no es un delincuente y debe ser tratado con la dignidad que un ser humano merece. Por eso hice devolver los aviones militares estadounidenses que venían con migrantes colombianos. No puedo hacer que los migrantes queden en un país que no los quiere; pero si ese país… https://t.co/U1MmWrNio1 — Gustavo Petro (@petrogustavo) January 26, 2025

Neste domingo (26), o presidente Lula (PT) disse que o uso indiscriminado de algemas e correntes em brasileiros deportados viola um acordo firmado em 2018 com os Estados Unidos.