O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , revelou, em entrevista exibida nesta quinta-feira (23) pela Fox News, que planeja retomar diálogos no futuro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un , a quem descreveu como "um cara inteligente".
Trump comentou que, apesar das dificuldades enfrentadas em negociações sobre desnuclearização durante seu primeiro mandato, está disposto a tentar novas conversas com o ditador norte-coreano.
A entrevista, gravada na Casa Branca, também abordou temas internacionais. Trump voltou a falar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, criticando a invasão russa e afirmando que, caso Vladimir Putin não encerre o conflito, ele imporia sanções rigorosas. "Putin não deveria ter feito isso", declarou, pedindo o fim imediato da guerra.
Trump também sugeriu que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , foi imprudente ao decidir enfrentar um Exército maior e melhor equipado, como o da Rússia, em vez de buscar uma solução rápida para a guerra. Mais cedo, na quinta-feira, Trump declarou que está disposto a se reunir com Putin "imediatamente" para negociar um acordo de paz e encerrar o conflito.