As Filipinas foram atingidas por dois terremotos nesta quinta-feira (22), segundo as autoridades locais. Ainda não existem relatos de feridos ou danos maiores causados pelo fenômeno.
Um dos terremotos de magnitude 5,8 ocorreu às 07h39 (horário local), na cidade de São Francisco, na província de Southern Leyte, região central de Visayas, de acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS). Já um outro terremoto de magnitude 5,4, ocorreu quatro horas depois e atingiu a cidade de Siocon, na região sul de Mindanao.
Pelo menos outros 68 tremores secundários do tremor de Visayas, foram registrados. Não houve relatos imediatos de feridos.
Segundo o chefe de polícia de São Francisco, Barnie Catig o terremoto na cidade foi breve, mas forte. “Algumas das molduras de nossas prateleiras caíram”, disse Catig.
Ainda segundo o chefe, ninguém ficou ferido, mas pelo menos 18 casas e prédios governamentais sofreram danos. Uma rodovia teve fissuras devido ao tremor, mas permaneceu transitável. Avaliações nas estruturas ainda estão sendo realizadas pelas autoridades locais.
Terremotos são comuns nas Filipinas, já que estão localizadas no “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico.