O mais recente Relatório Mundial sobre drogas, da Organização das Nações Unidas (ONU) , apontou que, em 2022, mais de 292 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa, representando um aumento de 20% em 10 anos.
“Embora cerca de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de transtornos associados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 pessoas recebeu tratamento. Apenas uma em cada 18 mulheres com transtornos associados ao uso de drogas recebeu tratamento, em comparação com um em cada sete homens”, afirmaram os responsáveis pela publicação.
Ainda de acordo com os pesquisadores, as atividades ilícitas associadas à produção e distribuição de drogas contribuem para a degradação ambiental, promovendo desmatamento, descarte indevido de resíduos tóxicos e contaminação química. Estima-se que, só de cocaína pura, produziu-se cerca de 2,757 toneladas em 2022, um aumento de 20% em relação a 2021.
A cannabis segue sendo a mais usada em todo o planeta e, segundo os pesquisadores, em alguns países, como o Canadá e o Uruguai, além de partes dos Estados Unidos, a legalização da comercialização e do consumo parece ter acelerado o uso nocivo da droga e levado a uma diversificação dos produtos derivados da cannabis, muitos deles com alto teor de THC (tetra-hidrocarbinol, principal componente da planta da maconha e responsável pelos efeitos psicoativos).