A caixa-preta do avião que explodiu após sair da pista na Coreia do Sul revelou as últimas palavras do piloto antes do acidente. De acordo com a investigação, o controle de tráfego aéreo do aeroporto de Muan emitiu um alerta de “atividade de pássaros” na região por volta das 8h57, logo após autorizar o pouso da aeronave.

Dois minutos depois, às 8h59, o comandante relatou uma colisão com aves e declarou emergência. "Mayday, Mayday, Mayday", disse o piloto do avião. "Colisão com pássaros, colisão com pássaros, arremetendo."

Logo após o pedido de ajuda, o avião iniciou o processo de arremetida e solicitou pouso em outra pista do aeroporto, mas não conseguiu.

A manobra

Arremeter é uma manobra realizada por pilotos de aeronaves em que o avião interrompe o processo de pouso e retoma a subida, afastando-se da pista. Isso pode ocorrer quando há algum problema durante o pouso, como condições meteorológicas adversas, falha técnica ou risco de colisão, como no caso da colisão com aves mencionada no texto. A arremetida é uma ação de segurança que permite ao piloto tentar um novo pouso ou desviar de uma situação de perigo.

O acidente

Na manhã do último domingo (29), na Coreia do Sul (noite de sábado no Brasil), um avião Boeing 737-800 da companhia Jeju Air sofreu um grave acidente no Aeroporto Internacional de Muan. A tragédia teve grandes proporções, com a aeronave, que transportava 181 pessoas – 175 passageiros e seis tripulantes – ultrapassando a pista durante o pouso e colidindo contra um muro no aeroporto.