Por meio de uma publicação nas redes sociais, o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Andriy Kovalenko, acusou o exército russo de ser responsável pelo acidente envolvendo a aeronave da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), no Cazaquistão. A Rússia negou participação.
“Admitir isso é inconveniente para todos, então esforços serão feitos para encobrir até mesmo os buracos nas partes restantes da aeronave. Há também imagens de vídeo de dentro do avião, durante o voo, mostrando coletes salva-vidas furados e outros danos”, alegou a autoridade.
Por meio do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a Rússia afirmou que seria necessário esperar a conclusão da investigação antes de especular a causa. Bem como o presidente do Senado do Cazaquistão, Maulen Ashimbayev, que se manifestou contra as acusações. “Essas são especulações e declarações infundadas. E é errado espalhar tais declarações, é antiético”, disse o parlamentar.
O acidente que aconteceu nessa quarta-feira (25) envolvendo a aeronave fabricada pela Embraer resultou na morte de 38 tripulantes, enquanto outros 29 sobreviveram. Vídeos mostram o momento em que o avião oscila no ar e perde altitude, com isso o piloto tenta tocar o solo, atingindo com força e pegando fogo em seguida.
Investigaçoes estão sendo realizadas a fim de esclarecer as causas da tragédia.