Com quase 50 competidores, o Piauí Rally Cup, uma das principais competições de off road do Nordeste e abriu o primeiro campeonato piauiense da modalidade, teve seu encerramento no último sábado (06), no Complexo Barramares, em Luís Correia. Representando o Piauí, Fernando Oliveira, da equipe Cacique Pneus, de Teresina, ficou em 1º na categoria UT2 Turbo. Já o grande destaque do torneio foi Diogo Mesquita, do Kadoo Racing, de Fortaleza, que fez o melhor tempo na categoria UT1 Pró, além do primeiro lugar geral em todas as voltas.
Destaques da competição
Com um terreno diferenciado e desafiador, Fernando Oliveira classificou o rally como uma prova diferente e exaltou o percurso. “A gente corre realmente atrás de desafios, então foi bom. Foi uma prova que serviu para a gente conseguir aprimorar um pouquinho a pilotagem nesse tipo de terreno. É uma prova que tem uma organização espetacular, não tem o que falar mal, não fica atrás de nenhuma feita no Brasil todo”, afirmou o piauiense.
Em seu segundo ano participando do evento, Diogo Mesquita citou a sensação do dever cumprido por seu ótimo desempenho na competição, além de ressaltar a dificuldade e diversidade das provas. “Ficamos em primeiro lugar completo, não tem coisa melhor, dever cumprido. Aqui tenho piso de cascalho, duna, lama, vegetação rasteira tudo no mesmo percurso. Então, aqui a gente conseguiu andar em quatro, cinco tipos de piso, que em outros cantos do Brasil eu não consigo. É bacana isso”, pontuou o atleta de Fortaleza.
Em segundo na categoria UT1- UTV Pró, o piloto João Afro, de São Luís, Maranhão, disputou pela segunda vez o Piauí Cup. Depois de um primeiro dia difícil com problemas de tração no veículo, ele se recuperou e conseguiu terminar a prova sem grandes dificuldades. “Acho que essa foi uma das provas mais bonitas que já fiz. Disparado! Tenho onze Rally dos Sertões, vou para o meu 12º esse ano, mas essa prova aqui em Luís Correia foi linda. A gente andou muito por cima de duna, um visual muito bonito, tem muita lagoa, lembra um pouco os Lençóis Maranhenses, que é uma beleza do meu Estado”, atestou o piloto.
Nos quadriciclos, o grande vencedor foi Victor Studart, da equipe Jefing Racing, de Fortaleza. Pela primeira vez no Piauí, ele disse que aceitou o convite dos amigos, que vieram ano passado, e achou a prova muito organizada. “A pista é muito boa, muito rápida. É um método diferente, tem um prólogo, que é muito legal também. No Ceará, a gente faz o cearense de rally. Comecei a competir ano passado e estou querendo firmar uma cadência maior e continuar no rally, que é legal demais”, disse Victor.
Fernando Paraíso, da equipe Kadoo Racing, categoria UT3 Start, conseguiu subir ao pódio em primeiro lugar. Para ele, a prova foi momento de superação e não imaginou que conseguiria ficar em primeiro lugar. “Primeira vez que corro aqui, nunca vi uma estrutura e organização como essas. A pista é completa. Corro há uns dez anos, pilotos de todo o país devem vir para cá”.
Acidente no meio das provas
O piloto de moto de Teresina, Murilo Castelo Branco, da equipe Heliar Racing, liderava na sua categoria no primeiro dia nas motos Super Production. No entanto, na 3ª bateria, em duna alta, ele perdeu o controle da moto e desceu rolando. Foi socorrido pela equipe de resgate médico, sem nenhuma lesão. Problema resolvido, ele voltou a disputar as baterias finais e fez boa pontuação, terminando em terceiro lugar. O campeão nessa categoria foi o também piauiense Rummenigge Costa, que não começou o primeiro dia tão bem, mas foi superando a falta de ritmo, testando a nova moto com a qual, inclusive, vai estrear no Rally dos Sertões, e venceu. Rummenigge foi o campeão do PRC 2022 e é o atual campeão dos Sertões (categoria MT3).
Sobre a competição
O Piauí Rally Cup contou com competidores do Piauí, Ceará, Maranhão e Pará, reunindo pilotos de UTV, de moto e de quadriciclo. Com circuito de quase 40 km, não houve nenhuma desistência e todos completaram as cinco especiais nos dois dias de prova, sexta-feira (05) e no sábado (06), onde também aconteceu a premiação de todas as categorias, com troféus do 1º ao 5º colocados, com a condução de Landerson Carvalho, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e diretor geral do evento.
Ver todos os comentários | 0 |