Fechar
GP1

Esportes

Oscar Pistorius deixa prisão em liberdade condicional após nove anos

Condenado a 13 anos de prisão pelo assassinato da namorada, o velocista teve liberdade concedida.

Oscar Pistorious voltou a ser um homem livre. O ex-atleta olímpico e paralímpico, de 37 anos, deixou a prisão nesta sexta-feira (5) em liberdade condicional. Ele foi condenado em 2017 a 13 anos e cinco meses de prisão após assassinar a namorada Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013.

Agora, Pistorius ficará sob supervisão do Departamento de Serviço Correcional (DCS) da África do Sul até o fim de sua pena, em 2029. O ex-atleta será monitorado constantemente por um oficial da DCS e deve reportar o órgão sempre que procurar empregos ou mudar de residência. Para que sua condicional seja mantida, Pistorius está permanentemente proibido de dar entrevistas e de consumir álcool ou qualquer substância proibida.

Foto: Reprodução/XOscar Pistorius era velocista olímpico pela África do Sul antes de assassinar sua namorada, em 2013
Oscar Pistorius era velocista olímpico pela África do Sul antes de assassinar sua namorada, em 2013

Nascido em Johannesburgo, Oscar Pistorius teve má formação congênita que o fez nascer sem as fíbulas. Dessa forma, ele precisou amputar as duas pernas, pouco abaixo dos joelhos aos 11 meses de idade. Ele se tornou velocista paralímpico e conquistou seis medalhas de ouro, uma prata e um bronze em três edições das Paralímpiadas.

Ele matou sua namorada em 14 de fevereiro de 2013, Dia dos Namorados em boa parte do mundo e confessou à polícia ter sido o autor dos disparos que tiraram a vida de Reeva Steenkamp, de 29 anos. Ele alegou ter confundido a namorada, que estava presa no banheiro, com uma pessoa invadindo a casa.


Pistorius alegou ter agido em legítima defesa e foi condenado em 2014 a cinco anos de prisão por homicídio culposo. Ele recorreu e, em 2016, um tribunal de apelação revisou a pena para seis anos. Em novo julgamento, em 2017, um tribunal revisou a pena novamente e aumento a sentença para 13 anos e cinco meses.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.