O amistoso entre Brasil e Espanha tem data e local definidos pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e será realizado no dia 26 de março, às 17h, horário de Brasília. O amistoso tem como objetivo a luta contra o racismo e a violência no futebol, após os casos sofridos por Vini Jr na Espanha. O duelo vai ser realizado no Santiago Bernabéu.
O amistoso entre as seleções já havia sido anunciado em junho de 2023, com o intuito de “reforçar o compromisso da CBF e da RFEF contra a violência no futebol”. Além disso, também tem como objetivo de intensificar as relações entre as federações e os países. A ideia do amistoso surgiu também por conta dos inúmeros casos de racismo que Vini Jr tem sofrido no país.
???? ???????????????????????????? | España recibirá a Brasil (@CBF_Futebol) el próximo 26 de marzo en el estadio Santiago Bernabéu.
— Selección Española Masculina de Fútbol (@SEFutbol) January 15, 2024
???????????????? El partido internacional amistoso servirá para la lucha contra el racismo y la violencia en el fútbol.
ℹ️ https://t.co/q4IdWU7FMn#UnaMismaPiel | #UmaSóPele pic.twitter.com/RQLDckpqg1
O último caso aconteceu no dia 22 de outubro, quando um torcedor do Sevilla imitou um macaco, direcionando o gesto ao jogador brasileiro. Após o ato, o time da Andaluzia identificou o torcedor e o expulso do estádio. Na ocasião, o clube também comunicou que ele foi denunciado por racismo.
Após o duelo, Vini Jr usou as suas redes sociais para parabenizar a postura do clube, mas lamentou o 19º caso de racismo sofrido. O clube ainda se colocou à disposição da justiça para poder ajudar a punir e erradicar este tipo de comportamento dos estádios. Ainda na nota, o Sevilla afirmou que o torcedor será expulso como membro em breve.
O amistoso entre as seleções é o de número 10, com o Brasil tendo um aproveitamento maior diante do adversário. O último confronto entre as equipes aconteceu em 2013, na final da Copa das Confederações, onde o Brasil terminou vencendo por 3 a 0 os espanhóis.
Ver todos os comentários | 0 |