A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou a chancela da Fiba do NBB com o intuito de que os clubes do basquete brasileiro migrassem para o Campeonato Brasileiro organizado pela entidade, mas o tiro, pelo que parece, está saindo pela culatra.
Isso porque os principais clubes do país continuam comprometidos com o NBB, e a CBB estuda transformar a competição, que tem a Dream Factory como produtora oficial, em uma Copa.
São 19 os clubes que integram a elite do basquete nacional, e destes, apenas Flamengo, Botafogo, Mogi e Bauru estiveram na reunião promovida pela entidade para explicar como o projeto aconteceria. Os demais clubes sequer estiveram presentes.
Dessa forma, o consórcio recalculou a rota, mas mantém em seu horizonte a perspectiva de realizar uma competição que se torne relevante no calendário nacional, e a intenção é que o torneio seja uma 'Copa do Brasil', com mata-mata.
Do jeito que as coisas estão, os clubes brasileiros de elite, que majoritariamente estão no NBB, podem não participar da BCLA devido à cassação da chancela feita pela CBB. Eles também estão excluídos da Liga Sul-Americana, e a Fiba segue observando o desenrolar dos fatos, mas sem intervir de maneira concreta até o momento. Recentemente, o SESI Franca foi Campeão Mundial no Intercontinental Fiba, realizado em Singapura.
Ver todos os comentários | 0 |