A Polícia Espanhola prendeu na manhã desta terça-feira (23) sete torcedores acusados de proferir insultos racistas contra Vinícius Junior. Três dos acusados foram detidos por conta do episódio de racismo no jogo entre Valencia e Real Madrid, no último domingo (22). Já os outros quatro foram presos pela simulação de enforcamento com um boneco que usava a camisa de Vini Jr, em janeiro.
Os quatro presos referente ao caso de enforcamento possuem ligações com a torcida organizada do Atlético de Madrid, e estão nas idades de 19, 21, 23 e 24. Na época, o Real Madrid e o Atlético de Madrid se enfrentaram na Copa do Rei, que terminou com vitória dos “Blancos” por 3 a 1, com gol de Vini Jr.
????Estas son las imágenes de la detención de los 4 arrestados por #delitodeodio contra el jugador de #fútbol @vinijr
— Policía Nacional (@policia) May 23, 2023
Tienen 19, 21, 23 y 24 años. Varios fueron identificados durante partidos de alto riesgo en dispositivos de @policia para la prevención de violencia en el deporte pic.twitter.com/X8jaGrZHRe
As prisões são uma resposta aos casos de racismo que acontecerem durante toda a temporada contra Vinícius Junior, sendo o mais recente na partida contra o Valencia, onde os torcedores direcionaram os gritos de “macaco” para o atacante brasileiro. O caso gerou repercussão internacional, fazendo com que o governo brasileiro pressionasse a Espanha por medidas mais incisivas contra os crimes de ódio direcionados ao jovem.
????Así hemos llevado a cabo la detención de tres jóvenes en #Valencia como presuntos autores de un #DelitoDeOdio por las conductas racistas contra @vinijr
— Policía Nacional (@policia) May 23, 2023
Los hechos sucedieron el pasado domingo en el partido de #fútbol entre el #ValenciaCF y el #RealMadrid pic.twitter.com/QZPLRpLZQU
Na segunda-feira (22), o Itamaraty afirmou que vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernandéz-Palacios, para que sejam concedidas explicações sobre as violências verbais que Vinícius Junior vem sofrendo no país.
Segundo a jornalista Andréia Sadi, o Itamaraty informou que o objetivo da reunião com a embaixadora é transmitir uma posição de repúdio e cobrar o Governo da Espanha. Ainda no domingo (21), o Ministério da Igualdade Racial afirmou que vai notificar as autoridades espanholas e a La Liga, por conta dos ataques à Vini Jr.
Casos de racismos constantes
O atacante brasileiro, que atua no Real Madrid, Vinicius Júnior, tem sido vítima constante de ataques racistas durante o Campeonato Espanhol. Ao todo, já foram registrados pela La Liga, oito reclamações na Justiça por conta de ataques racistas contra o brasileiro.
O último caso aconteceu na 35ª rodada do Campeonato Espanhol, em jogo entre o Real Madrid e Valencia, dentro do estádio Mestalla. Durante o segundo tempo a partida foi interrompida por conta de gritos de “macaco” por parte da torcida do Valencia direcionados ao jogador brasileiro. Vini Jr ainda recebeu um “mata-leão” de um adversário e acabou sendo expulso por acertar um soco no atleta.
Após o episódio, o jogador se pronunciou através de suas redes sociais onde afirmou que está não foi nem a primeira vez que sofreu racismo. Além disso, o atleta criticou a falta de posicionamento da La Liga em relação aos casos.
Ver todos os comentários | 0 |