A Fórmula 1 anunciou nesta quarta (17) o cancelamento do Grande Prêmio da Emília-Romagna, em Imola, na Itália. O motivo foram as fortes chuvas na região, que causaram enchentes e já deixaram cinco mortos.
O comunicado foi feito em conjunto com a Formula 1, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e das autoridades políticas da região. A corrida aconteceria nesse domingo (21). Além da F1, os eventos da Fórmula 2 e 3 também foram cancelados.
“A decisão foi tomada porque não era possível garantir a segurança do evento para nossos fãs, as equipes e nosso pessoal e é o certo e responsável a se fazer tendo em vista a situação encarada pelas cidades e habitantes da região”, comunicou a nota emitida no twitter oficial da Fórmula 1.
The decision has been taken not to proceed with the Grand Prix weekend in Imola#EmiliaRomagnaGP #F1 pic.twitter.com/4taauGnFEA
— Formula 1 (@F1) May 17, 2023
As fortes chuvas transbordaram mais de doze rios, causando inundações, deslizamentos e deixando várias pessoas desabrigadas. Na terça-feira (16), o autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde ocorreria o circuito, foi evacuado, devido ao aumento do nível do rio Santerno, que corre do lado do local.
A escolha foi considerada uma surpresa tendo em vista o histórico da FIA em não cancelar as corridas mesmo em situações de risco, como ocorreu no GP da Árabia Saudita, em 2022. Na época, houveram bombardeios em uma instalação de petróleo a menos de 16km do circuito de Jeddah, porém a Fórmula 1 decidiu manter o evento, mesmo com protestos dos pilotos e de parte do público.
Com o cancelamento do GP da Emília-Romagna, a próxima corrida da Fórmula 1 2023 será em Mônaco, no dia 28 de maio.
Ver todos os comentários | 0 |